terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Treino Mental

Como atleta e mais tarde como treinador sempre me despertou grande curiosidade o facto de alguns atletas menos "valorizados" conseguirem superar as suas limitações e transformar-se literalmente em belíssimos jogadores. Infelizmente, devo confessar que foram também imensas as vezes em que atletas com um potencial fabuloso sucumbiram às limitações auto-infligidas pela falta de controlo emocional.
Porque sentem os atletas tantas e tamanhas frustrações? A resposta é simples: os treinadores sempre negligenciaram a componente mental / emocional / comportamental dos seus atletas e do jogo. Apesar do muito empenho nas componentes técnica, física e táctica, muito pouco se faz ao nível comportamental.
Podemos então assumir que os atletas receberam pouco ou nenhum treino nesta área porque os treinadores não acredita(va)m que os factores psicológicos são importantes? Muito pelo contrário, os treinadores sempre acreditaram que a dimensão mental do jogo é um ingrediente importante do sucesso. Lembrem-se da quantidade de vezes que ouviram um treinador dizer-vos: “confiança!”, “calma!” ou“concentra-te!”. Mas alguma vez ouviram um treinador explicar COMO se ganha (e se restabelece) a confiança, COMO se relaxa e se retoma a compostura ou COMO deve fazer um atleta para se concentrar?



Para quem quiser dar um passo mais além no domínio das suas emoções e, consequentemente, do seu desempenho, uma nova etapa vai começar aqui. Nela tentarei partilhar as ferramentas que tenho usado neste domínio para potenciar o desempenho dos meus atletas, bem como ouvir as vossas experiências…

Abraço

Sem comentários:

Enviar um comentário