domingo, 4 de dezembro de 2011

Illiabum fora da Taça de Portugal e em penúltimo na Proliga?




Em comunicado (n.º 12) da passada semana, a ABA - Associação de Basquetebol de Aveiro enumera um conjunto extenso de atletas que se encontram em falta com o seu exame médico. A apresentação do referido exame médico é obrigatória até à data do aniversário de cada atleta em questão. A penalização para os infractores é o pagamento de uma multa pelo clube, o averbamento de derrota em todos os jogos em que esse atleta tenha participado e ainda uma pena para o atleta que vai desde uma repreensão até 3 jogos de castigo. O que surpreende no comunicado da ABA é encontrarmos um atleta do illiabum, usado em todos os jogos do clube desde a data indicada, 6 de Novembro. Desde essa data, o atleta em questão participou nas vitórias com Sangalhos (6/11), Gaeirense (12/11), Oliveirense (26/11) e, mais recentemente para a Taça de Portugal, com a Física (1/12).
Como estou em crer que tal prevaricação não pode ser "contornada", o Illiabum passará a ocupar o penúltimo lugar da Proliga com 2 vitórias e 4 derrotas (ao invés das actuais 5V-1D) e, menos corrigível, acaba de ser eliminado da Taça de Portugal após ter vencido o seu jogo no campo...
A confirmar-se, esta é uma péssima notícia para o basquetebol do Illiabum e, consequentemente, para o basquetebol aveirense. Alguém me ajuda a perceber como é possível acontecer isto em 2011?
Obrigado e um abraço.

1 comentário:

  1. Esclarecimento que me foi enviado por um elemento da ABA, ao qual agradeço:

    "Realmente saiu no comunicado a dizer que alguns atletas estavam em situação ilegal, pois não apresentavam exames médicos. É verdade.
    Mas grande parte dos atletas que estão mencionados na listagem, acabaram por entregar exame médico no decorrer de 4ª feira e 6ª feira, visto que, na 4ª feira de manhã saiu individualmente para cada clube uma lista com os seus atletas prevaricadores.
    E na 6ª feira de tarde, saiu uma lista por email atualizada de todos os que tinham entregue os exames médicos, ao qual o Senhor não deve ter tido acesso.

    Quanto à questão de renovação dos exames médicos, os mesmos tem de ser feitos no decorrer do mês de aniversário e não até ao dia. O atleta pode fazer anos do dia 01 e só entregar exame médico no dia 31 do referido mês."

    Coach F

    ResponderEliminar